top of page

THE DUFF / DUFF

The DUFF gira em torno da vida de Bianca Piper, uma adolescente cursando o ultimo ano do ensino médio.

Bianca é uma jovem de personalidade forte que repudia o estilo de vida adotado pelos jovens de sua idade que, adoram beber, azarar uns e outros simultaneamente, além de declarar amor eterno em relacionamentos semanais.

goodreads.com

Piper nunca foi de se importar com o que os outros pensavam sobre ela, até que Wesley Rush - a personificação de tudo o que ela menos gosta - surge com uma sigla até então desconhecida pela mesma. O que mais lhe intriga é que, segundo Rush, “DUFF” (Designated Ugly Fat Fried) é o termo que define Bianca dentro do seu circulo de amizade.

Desde o princípio existem detalhes que diferenciam o filme do livro até mesmo porque o longa é uma adaptação e dificilmente adaptações são totalmente fiéis. Acontece que no livro a DUFF é muito mais direta, segura de si e tem o coração blindado (por conta de uma decepção que só é relatada no livro). Consequentemente as histórias tomam rumos diferentes e inclusive alguns personagens (como por exemplo, Toby Tucker – Um garoto que Bianca admira e se interessa) apresentam personalidade e valores diferentes em ambos os enredos, além de que certos papéis presentes em um, não aparecem no outro e vice-versa. Mas nada que tire a essência da história.

Gosto muito das duas opções. Todas me fizeram pensar em qual era o meu papel dentro do grupo de amigos no ensino médio, como eu era vista fora dele e em quais momentos isso realmente importava.


​Eu particularmente prefiro o desenrolar do livro pelo simples fato dele ter muito mais liberdade e abranger muito mais assuntos como, por exemplo, relações sexuais e pessoas fora do padrão sendo desejadas. No livro nós também podemos conhecer muito mais a fundo os conflitos familiares de Wesley e perceber um lado inseguro e solitário do mesmo.

Acredito que o público alvo foi um dos motivos do filme ser diferente do livro ou pelo menos foi responsável por alguns fatos não serem relatados no mesmo. Isso por que o âmbito principal dos DUFF’s da vida real é o colégio – Assim como na ficção, claro – o que inclui crianças.

globolivros.globo.com

DUFF (no Brasil publicado pela GloboAlt), foi a primeira obra da autora Kody Keplinger, que em sua adolescência se sentia “gorda e feia” – assim como foi descrito na biografia de Kody, contida no livro. O que nos dá a entender que, em partes, Bianca e os conflitos decorrentes, foram inspirados numa fase que reprimiu a mesma.

play.google.com

The DUFF, foi dirigido por Ari Sandel, escrito por Josh A. e estrelado por Mae Whitman (Bianca Piper) e Robbie Amell (Wesley Rush) e está disponível na NETFLIX.

Recomendo que apreciem a obra em todos os formatos disponíveis, tirem suas conclusões e opinem.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page