DESTINOS E FÚRIAS
- Admin
- 22 de jan. de 2017
- 2 min de leitura
Comprei o livro destinos e fúrias achando que a história se desenrolava em prol de um conflito. Talvez um marido completamente infiel e aproveitador ou uma esposa amargurada, quem sabe, querendo se impor após anos contida.
De todas as minhas hipóteses, a maior era que Lotto fosse um homem totalmente egoísta e machista que sustentava a ideia de que a mulher tem que ser a sombra do seu marido, e o grande ápice seria Mathilde abrindo mão de seu silêncio e sua infelicidade, pontuando coisas as quais abriu mão para estar com quem estava, tendo como resposta a insensibilidade do seu companheiro.
Pensamentos e atitudes machistas são abordados na trama? Sim! Lancelot apresenta tais atitudes e pensamentos? Também! Mas esse não é o tema central. Os dois são o foco. Tanto no individual quanto no conjunto. Tanto com o que eles pensam quanto o que pensam sobre eles; E é por isso que o livro narrado por uma terceira pessoa é dividido em duas partes: DESTINOS e FÚRIAS, que respectivamente pertencem a Lancelot e Mathilde.

“Nunca na vida ela conhecera alguém tão inocente. Em quase todas as pessoas que já tinham passado pelo mundo, havia pelo menos uma pequena lasca de maldade. Nele não havia nenhuma[...]Sua avidez, sua profundidade e bondade, essas eram as vantagens do privilégio dele. Esse sono tranquilo de ter nascido homem, rico, branco, americano e nessa época próspera, quando as guerras que aconteciam eram longe de casa. Esse rapaz que ouviu desde o momento em que nasceu que podia fazer o que quisesse. Só precisava tentar. Poderia errar e errar, e todo mundo esperaria até ele acertar.”
O trecho pertence a Fúrias e pelos olhos de Mathilde nos permite ter uma ideia da personalidade do homem que, segundo os amigos, sempre “Sai impune por causa do jeito que olha para as pessoas” e que “Se fosse mesmo bonito, nunca seria tão fatal” .
Mathilde é uma mulher que guarda muitos segredos, o que a princípio faz com que duvidemos de sua índole, mas dentre muitas outras coisas, nos faz questionar se para um relacionamento ser verdadeiro, todos os nossos pensamentos e segredos precisam realmente ser postos a mesa.
“Paradoxo do casamento: não é possível conhecer alguém inteiramente; Conhece-se, sim, alguém inteiramente. Ele conseguia pressentir o estilo das piadas que ela estava prestes a contar, sentir os arrepios nos braços da esposa quando ela estava com frio.”
Destinos e Fúrias se tornou um dos meus livros preferidos. Me arrisco a dizer que Lancelot e Mathilde são os personagens que mais mexem comigo e confesso que por diversas vezes me emocionei lendo, principalmente nos momentos em que o mar era o principal cenário.
O livro escrito por Lauren Groff, autora dos romances best-sellers The Monsters of Templeton e Arcadia, foi eleito um dos melhores do ano pelo ex presidente Obama. No Brasil o livro foi publicado pela editora Intrínseca e seu preço varia entre R$ 22,60 e R$ 39,90.
Comments